quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Detrás da Cortina Vermelha - Desvendando a Caixa Cênica"


Coordenada pelo premiado cenógrafo Cyro Del Nero, em parceria com o designer de luz André Lemes, "Detrás da cortina vermelha - desvendando a caixa cênica" foi premiado através do programa interações estéticas - residências artísticas em pontos de cultura. Promoveu oficinas práticas de cenografia e iluminação cênica com alguns especialistas. O curso oferecido gratuitamente conseguiu atingir 300 inscritos e 40 deles foram escolhidos para participar. Junto a exercícios e experimentaçoes sobre o funcionamento da caixa cênica ocorreu a exposição, que resulta na amostra de 25 maquetes criadas pelos alunos sobre o tema da peça Édipo Rei,de Sófocles e 25 projetos de iluminação para a mesma obra. As maquetes, os mapas de iluminação e as fotos dos 3 meses do processo se encontram expostos na galeria do teatro Commune.

Onde: Rua da consolação, 1218
Quando: De 03 de maio a 06 de junho, de terça a domingo,
das 10h às 22h
Quanto: Gratuito
Mais informações: teatrocommune@commune.com.br / (11) 3476-0792


Ao chegar na simples exposição você se depara com trabalhosas maquetes, o que te faz imaginar a grandiosidade de uma das mais perfeitas tragédias da Grécia Antiga. Consegui tirar algumas fotos, e a maquete que mais me impressionou por tamanho primor foi:
"Todos os olhares voltam-se para o rei... Quer sair, em rumo ao exílio, não quer continuar no palácio depois da maldição terrível que ele mesmo
proferiu."



Depois, percebi que uma das maquetes ali presentes expõe exatamente uma das características básicas da tragédia grega, que é a luta do homem contra os desígnios dos deuses:

Mão de Zeus



Por fim, senti uma forte semelhança entre uma maquete e o fim da tragédia, pois banhada pela cor vermelha e composta apenas por dois personagens (Édipo e sua filha, a fiel Antígona) a maquete demonstra as inúmeras emoções vividas pelo rei como paixao, fúria, vergonha, dor, medo. Também há um ambiente uterino, de onde "serão paridas às vistas dos personagens e do público, sendo ali o local que édipo se reconhece, aprisionado talvez sem nunca ter saído".

Bom, é isso.... Aconselho que vá preparado, em relação a leitura da tragédia, para que consiga uma maior compreensão sobre a exposição! Para quem ainda não leu deixo aqui o link de um resuminho (melhor que nada, né!) -> http://www.lendo.org/edipo-rei/



Por: Amanda Masini - 40912371

Nenhum comentário:

Postar um comentário