domingo, 30 de maio de 2010

PORTINARI na coleção Castro Maya

Luitha Miraglia 40812105

A exposição conta com cerca de 60 obras de Candido Portinari, entre pinturas, desenhos e gravuras, realizadas entre 1938 e 1958, todas pertencentes ao acervo de Raymundo Ottoni de Castro Maya, possuidor do maior acervo público do artista com 168 obras no total, adquiridas em leilões, galerias de arte, no próprio ateliê do pintor e outras ainda encomendadas por ele a Portinari. Além das obras, a exposição conta com registros, fotos, documentos e cartas que testemunham a relação entre colecionador e o artista.

Quando?
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até às 18h.

Onde?
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 3324-1000

Até quando?
De 10 de abril a 6 de junho (corram!)

Quanto?
R$ 6,00 / meia: R$ 3,00 - Grátis aos sábados.
Grátis para crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos.


Adoro o Portinari, desde que vi "Retirantes" no MASP. Suas obras me passam muita emoção. E não foi diferente nesta pequena parte da coleção de Castro Maya. Vi quadros dele que nunca tinha visto, e de tudo o que mais me impressionou foram seus desenhos feitos com lápis de cor sobre papel em uma série do "Dom Quixote de La Mancha". Confesso que fiquei morrendo de inveja do espertinho do Castro Maya...

Não se pode fotografar lá dentro, e por causa do grande sucesso da exposição, os catálogos e livros tinham acabado na lojinha. Por sorte, consegui encontrar na internet algumas obras que ficaram na minha memória. Essa aqui em baixo é uma das minhas preferidas:

Dom Quixote de La Mancha, 1956.
Não dá pra acreditar que é só lápis de cor mesmo...


"Lavadeiras" eu achei interessante porque tem um aspecto diferente das suas obras mais tradicionais, como as que vêm logo aqui embaixo e não deixam de ser incríveis:
Menino com Pião, 1947


A barca, 1941


Grupo de meninas brincando, 1940

Esta última também gostei especialmente, além das gravuras que não consegui encontrar para por aqui que ilustraram livros como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis e "Menino de Engenho" de José Lins do Rego. Mas como todo mundo sabe, ver ao vivo é completamente diferente! Então corram, porque só vai até dia 06!!!!!!!!!

Links relacionados:

http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=324&mn=100

http://www.pr.gov.br/mon/exposicoes/portinari.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário