sexta-feira, 28 de maio de 2010

MIS - ESCAPE PARA OUTRA ESTÁTICA e FLUXUS [2010]

14 filmes de edições anteriores do FLUXUS.

Logo do flyer da exposição ESCAPE PARA OUTRA ESTÁTICA.

    Entrada.


                Entrada.



As duas exposições artísticas estão acontecendo simultaneamente no MIS - Museu da Imagem e do Som. 

ESCAPE PARA OUTRA ESTÁTICA - A exposição do artista Ricardo Carioba, acontece no espaço redondo do museu. O artista após ter feito muitas pesquisas, trabalha na instalação feita a relação entre espaço, luz e energia, a partir da percepção individual de cada visitante.
Entrando em um espaço redondo, com apenas um puff preto no meio, luzes coloridas se refletem em todo o círculo de paredes brancas, com um ruído que sozinho, na minha opinião, causaria desconforto, mas junto com todas aquelas luzes, naquele espaço, causou uma boa sensação. 


"Escape para outra estática consiste em uma grande projeção panorâmica de planos coloridos (azul, verde e vermelho) em movimento giratório. O espaço se desenvolve na velocidade do deslocamento desses planos e se relaciona com a velocidade de captação do movimento pelo sistema óptico/nervoso do ser humano: a lacuna entre a velocidade de atualização da imagem projetada e a percebida pelo espectador cria sensações de movimento únicas em cada indivíduo."
(Retirado do site www.mis-sp.org.br)



FLUXOS - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA NA INTERNET - 

"Pioneiro na utilização da internet como suporte de exibição das imagens audiovisuais, o Fluxus - Festival Internacional de Cinema na Internet quer expandir ainda mais o conceito da mobilidade das imagens: depois de transportar o cinema para a internet, quer levá-lo para o museu. O Fluxus acontece tanto no seu site – www.fluxusonline.com – quanto no MIS.

O público pode ver e escolher, tanto na exposição quanto no site do festival, o melhor filme dentre mais de 40 curtas de animação, ficção, documentários e obras experimentais. A edição de 2010 recebeu mais de 1.200 inscrições de 62 países. 

A exposição no MIS apresenta, além dos vídeos da mostra competitiva, uma retrospectiva com 14 filmes de edições anteriores do festival. Foram convidados artistas importantes, como Seoungho Cho, Anney Bonney, Anouk de Clercq, Cao Guimarães, entre outros."

(Retirado do site www.mis-sp.org.br)

Como explica o texto retirado do site do MIS, a exposição é elaborada por 40 curtas, que também podem ser vistos na internet. Esses curtas estão concorrendo ao prêmio de melhor filme, e podem ser votados tanto na internet, quanto na própria exposição. O diferencial de ir na exposição e ver pela internet, na minha opinião, é que além de ter 14 filmes de edições anteriores (que não estão na internet), você tem um outro tipo de relação ao ver os filmes nos telões, já que não se torna cansativo, e sim mais interesante. Acho que vendo pela internet na telinha do computador isso ia ser bem exaustante.

Aos interessados em cinema, FLUXUS é uma exposição bem interessante e vale muito a pena, mas o que eu mais gostei mesmo foi o ESCAPE PARA OUTRA ESTÁTICA, pela sensação que uma "simples" obra pode causar, quando digo simples quero dizer no sentido de ser apenas um espaço com luzes e um ruído, e não na sua elaboração e objetivo em si. De qualquer jeito, quem for no MIS vai acabar vendo as duas exposições, já que uma é do lado da outra.

É isso .. 

exposição FLUXUS e ESCAPE PARA OUTRA ESTÁTICA:

23abr - 20jun2010
abertura: 22 de abril, 19h
Visitação: terça a sábado, 12h às 19h; domingos e feriados, 11h às 18h.

exposições 1º andar 

R$4 e R$2 (estudantes); gratuito para maiores de 65 anos e aos domingos.


MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM 

Avenina Europa, 158, Jardim Europa.
Tel: 11 2117 4777

Paula Garcia de Oliveira - RTV - matrícula: 40910166

Nenhum comentário:

Postar um comentário