domingo, 23 de maio de 2010

Hélio Oiticica - Museu é o mundo


Hélio Oiticica – Museu é o mundo

Período

sábado 20 de março a domingo 23 de maio de 2010

terça a sexta 9h às 20h

sábado domingo feriado 11h às 20h

Local
Itaú Cultural
Av. Paulista 149 – Paraíso
Entrada Franca


A exposição ocupa três andares do Itaú cultural e mostra desde os estudos de cores feitos pelo próprio até suas obras performáticas como os Parangolés e os Penetráveis.

Alguns textos são disponibilizados também, com depoimentos e entrevistas a Hélio Oiticica em que ele fala sobre o a delimitação do espaço da tela, e sua relação com as cores. Alguns manuscritos de testes de cores e de formas.

Na exposição, há uma parte que vc pode participar da “obra de arte” como no caso, vestir, pegar os panos que constituem a Parangolé. Algumas obras da série dos penetráveis estão espalhadas pela cidade e outras dentro da exposição, em que você também pode circular.

Há exibição de um vídeo q o mesmo denomina como uma linguagem de “quase cinema”. É uma sala com colchões em que só é possível assistir aos vídeos deitado. Segundo o mesmo é a mudança da relação entre o espectador e o espetáculo.

Hélio Oiticica via a cidade, as pessoas como arte em si. Buscava nas favelas cariocas e nos seus movimentos elementos para sua criação, é um artista que escreve sobre suas próprias obras. O próprio não gostava de ser nomeado como artista plástico pois,segundo ele, era uma forma de limitação.

A qualidade de suas obras é indiscutível, e são de todas as formas desde telas até vídeos e intervenções

“Não me interessa a integração das artes, simplesmente não existe divisão”
Hélio Oiticica


Amanda B. F. Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário